logo_01

Our Gallery

Contact Info

27 Division St, New York,
NY 10002, USA

+ 8 (123) 578 987 455
+ 8 (123) 578 987 449

stoni@webgeniuslab.com
stoni_2@webgeniuslab.com

Folow Us

Março 19, 2021

Deve ou não ter um jardim vertical em casa?

Certamente já viu algum projeto arquitetónico com um jardim vertical. Estes jardins deixaram de ser uma tendência para se tornarem numa realidade apreciada por entusiastas do paisagismo.

De facto, os jardins verticais transformam o visual de qualquer parede ou fachada, trazem mais vida e um ar mais natural aos espaços urbanos. Mas alguma vez considerou ter um jardim destes na sua casa?

Se tem interesse na ideia, mas ainda tem dúvidas quanto à execução, continue a ler e saiba tudo sobre os jardins verticais.

Jardim vertical: Uma forma inovadora de integrar a natureza em ambientes urbanos

O jardim vertical pode ser montado tanto em espaços externos como internos, através de uma estrutura que contém diferentes tipos de vegetação.

Esta estrutura é feita a partir de materiais leves e que se adaptam a qualquer tipo de parede. Além disso, contam com sistema inteligente de fertilização e rega para que as plantas se mantenham sempre bonitas e saudáveis.

Os projetos de paisagismo com jardins verticais são baseados em quatro tipologias:

Natural: É feito com plantas naturais e de diferentes espécies. É mais indicado para espaços externos, porque é preciso a incidência de luz solar para que as plantas cresçam saudáveis.

Artificial: Podem ser montados tanto em ambientes internos como externos. As plantas são feitas com materiais de qualidade de forma a reproduzir com perfeição formas, cores, texturas e movimentos de plantas naturais.

Preservado: É constituído por plantas naturais, que passam por um processo de tratamento para conservar a textura, folhagem e movimento. É uma alternativa ideal para locais fechados com pouca incidência de luz solar.

Moss: É feito com musgo, uma planta preservada de formato redondo e multidimensional. Desenvolvido de forma artesanal e indicado para dar um toque de requinte e bom gosto a ambientes internos.

Agora que já conhece os tipos de jardim vertical, veja 5 benefícios ao tê-los na sua casa.

1 – Reaproveitamento sustentável de espaços

Sabe aquele canto sem vida que não sabe como aproveitar? Este jardim pode ser justamente o que precisa.

Áreas do imóvel até então desvalorizadas ganham destaque com plantas e montagens, das mais simples às mais exuberantes.

2 – Ajudam no conforto térmico

As plantas auxiliam na redução da temperatura ambiente porque atenuam o efeito dos raios solares. Também funcionam como um filtro e barreira contra o vento.

Dessa forma, a temperatura no ambiente mantém-se mais equilibrada e constante, seja em dias mais quentes ou mais frios.

3 – Ajudam no isolamento acústico

Se vive em grandes centros urbanos e sofre com barulhos e ruídos, este tipo de jardim pode ser uma ótima solução.

As plantas absorvem uma parte das ondas sonoras e quanto mais espécies tiver, maior será a capacidade de diminuir barulhos externos.

4 – Melhoria da qualidade do ar

Em projetos internos, os jardins verticais podem melhorar muito a qualidade de vida de moradores.

Isso porque as plantas realizam fotossíntese todos os dias e, por esse motivo, a qualidade do ar nos espaços em que são empregues melhora consideravelmente.

5 – Exigem pouca manutenção

Se a sua maior preocupação é ter de contratar jardineiros e paisagistas para a manutenção, pode descartar essa preocupação.

Os projetos utilizam plantas resistentes, com espécies que suportam as condições típicas de lugares fechados ou com bastante incidência de luz solar.

Além disso, pode contar com sistemas autónomos de rega e fertilização para que não tenha nenhum trabalho.

O jardim vertical é praticamente uma obra de arte que traz mais vida a qualquer ambiente. Considere investir neste projeto e traga a natureza para a sua casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *