Decorar uma sala de estar pequena pode parecer, à primeira vista, uma tarefa simples.
Contudo, por se tratar de um espaço menos amplo e em que organização tem mesmo de existir, é preciso ter alguns cuidados extra.
Acompanhe o artigo e conheça as 8 dicas, de como pode decorar este ambiente sem erros, que temos para si.
Sala de estar pequena: Dicas para decorá-la sem receios
Quando se tem um espaço reduzido, há que ter em conta o velho ditado “menos é mais”. Amontoar objetos, móveis e elementos decorativos fará com que o ambiente pareça menor e ainda criará uma sensação de desorganização, por mais organizado que esteja.
Por isso, decorar uma sala de estar pequena exige um pouco mais de cuidado. Basta um móvel com as medidas erradas para que tudo fique desalinhado.
Conheça de seguida dicas simples, mas que farão toda a diferença no momento de decorar a sua sala.
1. Sofá
Para muitas pessoas, aquele sofá enorme, que inclina para trás e que abre e se transforma numa cama para hospedes, é um sonho. Porém, numa sala de estar pequena o ideal é escolher um modelo menor.
Um sofá grande pode afetar não só o equilíbrio da decoração como, principalmente, a circulação no espaço.
Atualmente, já existem muitos modelos de sofá compactos, mas extremamente confortáveis. Basta procurar a melhor opção para si.
2. Poltronas, pufes e bancos
Este tipo de objetos fica bem em qualquer decoração. Além de versáteis, harmonizam muito bem o ambiente e ainda oferecem um lugar extra para sentar os convidados.
E o melhor é que, como a sala de estar pequena exige uma decoração mais minimalista, pode ousar um pouco mais na escolha da estampa destes objetos.
Mas lembre-se: toda a decoração deve conversar entre si.
3. Racks
Uma sala de estar pequena é, muitas vezes, o espaço onde vê televisão e aproveita para desfrutar de outros momentos de lazer. Por isso, contar com um rack é essencial para manter a organização do ambiente.
Mas, para isso, não precisa de ter o clássico rack de sala. Pode usar um painel suspenso ou apenas uma prateleira.
Este truque é ideal para ambientes pequenos, pois ajuda a dar amplitude ao espaço.
4. Espelhos
Os espelhos são muito usados para ampliar um ambiente, mas é preciso ter cuidado na escolha da quantidade e quanto ao local onde vai anexá-los.
Espelhos em grande quantidade podem causar uma sensação oposta, contribuindo para uma poluição visual e podendo incomodar quem está no ambiente.
O ideal é escolher uma parede apenas para colocar um espelho grande.
5. Tapetes
Os tapetes são excelentes objetos de decoração. Proporcionam a sensação de aconchego e deixam o ambiente com outra roupagem.
Para que não fiquem desproporcionais numa sala de estar pequena, devem ser maiores do que a largura do sofá e ficar entre 15 a 20 cm por baixo do pé deste.
Outro ponto importante ao colocar tapetes é a atenção que deve ser dada às estampas. Como estamos a falar de um ambiente relativamente pequeno, escolher estampas menores é a melhor opção, pois chamam menos a atenção.
6. Mesa de apoio lateral
E se, em vez de usar uma mesa de centro, – que ocupa um certo espaço e, muitas vezes, impossibilita a circulação -, optasse por uma mesa de apoio lateral?
Este tipo de mesa possui um layout simples e serve tanto para decorar como para apoio. Existem também modelos que encaixam no sofá e que são ideais para quem gosta de trabalhar nele, estudar ou até mesmo lanchar enquanto vê televisão.
7. Cortinados e persianas
Uma sala de estar pequena exige uma decoração menos carregada, certo?
Por isso, os cortinados devem ser compostos por um tecido mais leve e de cores mais claras. Assim a luz solar passa pelo tecido, causando a sensação de amplitude.
8. Quadros
Na decoração de uma sala de estar pequena, os quadros são muito bem-vindos. Contudo, devem ser numa quantidade menor, para evitar a poluição visual.
Dê preferência a 2 ou 3 quadros grandes, em vez de vários pequenos. Além de charmoso, o ambiente fica harmónico e, esteticamente, bonito.
Decorar uma sala de estar pequena é fácil, quando tem em mente que não precisa de muito para criar um ambiente aconchegante e funcional.
Basta olhar com carinho para o espaço que tem e pensar como pode ter tudo o que precisa, sem causar a desordem.