Se já decidiu o layout e o estilo da sua próxima cozinha, o próximo passo é escolher o armário de cozinha e o material que vai utilizar. Sim, também é possível escolher o material a partir do qual os armários vão ser feitos.
Esta escolha é especialmente importante quando falamos das gavetas e portas já que estes possuem dezenas de detalhes.
Mas por que razão o material é importante? Bem, essa importância tem a ver com durabilidade, estética e preço. Além disso, deve ser fácil de limpar e manter, pois é um local de utilização diária em que os vapores e as mudanças de temperatura são normais.
Armário de cozinha: como fazer a sua escolha
Madeira, laca ou laminado? Basicamente, são os mais comuns e pode encontrá-los em qualquer fabricante de cozinhas.
No entanto, é aconselhável que saiba quais são algumas das suas características para decidir o material escolher.
1 – Armário de cozinha laminado
São portas de aglomerado cobertas por uma folha decorativa de diferentes composições, que forma uma superfície sem poros. Podem ser lisos ou até ter uma imitação de madeira ou outro material, em mate ou brilhante, mas nunca com relevos.
Estes relevos e molduras são possíveis apenas em polilaminados, PVC ou polimérico, que é outro tipo de laminado.
No entanto, deve lembrar-se que estes últimos perderam muito prestígio nos últimos tempos. Isso aconteceu devido aos seus problemas em áreas de alta temperatura.
Os tipos mais comuns de laminados são os de alta pressão (de alta qualidade, onde o laminado se destaca) e as melaminas (laminados de baixa pressão e bastante mais baratas).
Destacam-se também os laminados anti-impressão digital, com excelentes propriedades e boa variedade de cores.
Deve ter em conta que todos eles têm bordas de PVC ao seu redor (exceto os polilaminados), um elemento que pode prejudicar a sua boa aparência, especialmente em cores claras.
Todos eles têm uma aparência muito atual, muito boa resistência, alta durabilidade e são fáceis de limpar.
2 – Armário de cozinha lacado
As cozinhas de design moderno lacado têm frentes suaves. Já os modelos contemporâneos ou clássicos têm relevos ou molduras de diferentes formas.
São placas de MDF nas quais uma laca colorida é aplicada nos dois lados e nas bordas e estão disponíveis numa ampla gama de tons.
E quanto aos acabamentos, pode escolher fosco, brilhante, acetinado e texturizado. Como alternativas tem ainda o toque de seda de alto brilho e impressão digital.
Por outro lado, são fáceis de limpar com um pouco de sabão e água e, em caso de danos, podem ser facilmente reparados.
O acabamento brilhante é mais propenso a arranhões, enquanto os acabamentos fosco e texturizado são mais resistentes a estes imprevistos.
3 – Armário de cozinha em madeira
A madeira é um dos materiais mais apreciados para móveis de todos os tipos. Armários de madeira podem ser aplicados a uma cozinha moderna, clássica ou rústica.
Mas é importante diferenciar os tipos mais comuns de cozinhas de madeira. Por um lado, os modelos suaves folheados são mais apropriados para estilos modernos e minimalistas.
Já as molduras de madeira maciça são modelos contemporâneos sem ornamentos, enquanto as clássicas e rústicas costumam ter molduras ou decorações.
Em ambos os casos, a cor pode ser natural ou colorida em vários tons e o acabamento fosco ou brilhante, poros abertos, descascados ou envelhecidos.
Entre os mais conhecidos, o carvalho destaca-se claramente, embora existam outros tipos.
Ao escolher os seus armários de cozinha tenha em conta não só o design, mas também os materiais. Se precisar de algum apoio, não hesite em contactar-nos que temos todo o gosto em ajudar.