Decoração vintage: nostalgia e charme para o seu espaço

A decoração vintage tem vindo a conquistar cada vez mais fãs, com o passar dos anos.
Afinal, trata-se de um conceito romântico, delicado e cheio de personalidade. Pode ser incorporado tanto na decoração de casa, como em eventos, como por exemplo festas de aniversário e casamento.
A verdade é que praticamente toda a gente já teve algum móvel ou electrodoméstico fruto de uma herança familiar, como dos avós ou bisavós.
E, talvez por sentir alguma dificuldade em incluir o mesmo na decoração, acabou por deixá-lo de lado, verdade?
A pensar nisso, separamos dicas valiosas para arrasar na decoração vintage da sua casa. Continue a leitura e saiba tudo o que precisa!
Como surgiu a decoração vintage?
O vintage é um estilo que ficou famoso tanto na moda, como na decoração.
Faz referência a tudo aquilo que ficou no passado, mais precisamente entre as décadas de 20 e 80. Mas, atenção: não confunda os estilos retro e vintage.
Na decoração vintage, as peças de mobiliário, como sofás, poltronas, diferentes móveis, candeeiros, eletrodomésticos, entre outros, são originais da época. Desta forma, podem ser encontrados em antiquários.
Já a decoração retro, é caracterizada por ser um estilo de referência das décadas anteriores. Ou seja, grande parte dos objetos e móveis utilizados nos dias de hoje, são inspirados no design de produtos criados, principalmente, nas décadas de 70 e 80.
A palavra vintage é de origem inglesa, usada para definir algo clássico, antigo e de excelente qualidade, que é trazido de volta aos dias de hoje, sendo assim incorporado na atualidade.
Assim como acontece com a moda, neste tipo de decoração é comum que sejam usados móveis que podem ter sido recuperados ou restaurados. Mas que, contudo, não sofreram nenhum processo de modernização no seu estilo.
A decoração vintage possui um ar mais sóbrio, clássico e até mesmo bucólico.
O uso de padrões clássicos, tons envelhecidos, móveis de madeira, tapetes e objetos encontrados em antiquários, fazem parte das suas características.
Conheça as principais características da decoração vintage
Embora englobe diversas décadas e, por isso, tenha variações, a decoração vintage possui características bastante marcantes.
Sendo assim, listamos as principais características deste conceito, para ajudar na decoração da sua casa. Podemos, assim, destacar:
Cores neutras e tons pastéis
Uma das principais características do estilo vintage são os tons pastéis.
Nesta decoração, as cores como rosa-velho, lilás, salmão, azul-turquesa e verde-água são muito utilizadas.
Estas tonalidades podem, ainda, ser complementadas por objetos com acabamentos dourados ou acobreados.
Para manter a delicadeza do estilo, pode também apostar nas cores neutras, quando quiser cobrir grandes superfícies, como os pisos, tetos e paredes da casa.
Nesse sentido, o bege, castanho, branco e cinza-claro são excelentes opções. Podem aparecer tanto sob a forma de pintura, quanto nos revestimentos.
Objetos e acessórios antigos
É difícil encontrar objetos originais de décadas passadas nas lojas comuns. Por isso, a melhor opção é procurar estes elementos em antiquários ou bazares.
Sendo assim, procure por utensílios de cozinha, porcelanas, candeeiros, cristais, telefones antigos, relógios, rádios, quadros e porta-retratos, para aprimorar a sua decoração.
Certos objetos metálicos, com acabamentos prateados, dourados e acobreados, também são perfeitos para uma decoração vintage.
Padrões florais
Este detalhe tem uma forte presença nos ambientes vintage e é muito utilizado nos papéis de parede deste estilo.
Outros padrões que se costumam encaixar neste conceito são os arabescos e alguns padrões geométricos delicados, feitos a partir de linhas curvas e traços suaves.
O segredo é escolher uma superfície bastante visível no ambiente e que se possa destacar com a aplicação dos referidos padrões.
Mobiliário em madeira
Para completar, não poderíamos deixar de mencionar este elemento essencial.
Afinal, nada representa melhor a decoração vintage, do que um belo móvel de madeira natural. Principalmente se for antigo, herdado pela família e dotado de valor sentimental.
Ficou com vontade de decorar a sua casa de acordo com o estilo vintage?
Ao fazer esse tipo de decoração com equilíbrio, com certeza, ficará com um espaço sofisticado e cheio de memórias em cada cantinho.