Diferenças entre o design moderno e contemporâneo
Quando falamos em estilos de decoração, pode haver uma certa confusão em relação ao design moderno e o contemporâneo.
Neste sentido, muitos acreditam tratar-se do mesmo estilo, entretanto, referem-se a conceitos diferentes.
Para esclarecer as principais dúvidas em relação a este tema, no artigo de hoje explicamos quais são as diferenças entre o design moderno e contemporâneo na decoração e arquitetura.
Design moderno vs. Design contemporâneo: conheça as principais diferenças
Embora ambos os estilos partilhem alguns pontos semelhantes, consistem em movimentos estilísticos distintos.
Como fatores comuns, podemos mencionar a simplicidade como o centro da decoração, o uso de cores neutras e espaços com uma arquitetura mais aberta.
Materiais como a madeira, vidro, metal e outros de origem natural, também são frequentemente utilizados na decoração moderna e contemporânea.
Mas, estamos aqui para apresentar essencialmente as diferenças entre ambos os estilos. Por isso, vamos dar-lhe a conhecer as principais características de cada um dos conceitos.
Design moderno
O estilo de decoração e arquitetura moderna teve origem no século XX, sendo mais um reflexo do movimento modernista, que causou uma verdadeira revolução cultural na sociedade.
Assim, o estilo moderno surge como um resultado da procura pela liberdade, favorecendo o minimalismo de traços e de estética nos espaços internos.
A simplicidade dos elementos é o seu ponto central, sem deixar de lado a elegância presente no conceito de que “menos é mais”.
Relativamente ao uso das cores, há a preferência pelos tons neutros. A decoração e a mobília seguem padrões geométricos, e materiais naturais, como a madeira e o metal.
Design contemporâneo
Embora o estilo contemporâneo seja inspirado no moderno, apresenta outros elementos na sua composição.
A simplicidade mantém-se, porém, com uma maior variedade nos traços estéticos entre linhas retas e sinuosas, especialmente nos móveis.
Além disso, o estilo contemporâneo pode ser composto por mais cores e acessórios, revelando ser mais ousado, quando comparado com o design moderno.
A principal característica deste conceito é o imediatismo. Ou seja, são seguidas as tendências que estão na moda do momento, sem se prender a um estilo em particular.
Assim, podemos definir a vertente contemporânea como uma mistura das tendências atuais e o gosto pessoal do morador da casa, não havendo um visual único em qualquer projeto.
Projetos modernos e projetos contemporâneos
Conforme dito, o estilo moderno está relacionado a um período de tempo específico, enquanto o contemporâneo transforma-se de acordo com as tendências da moda.
Ao pensarmos em projetos que seguem estes conceitos, podemos perceber que o design moderno favorece uma paleta de cores mais suave. O contemporâneo, por sua vez, é marcado por tons mais intensos.
Ambos os tipos de projetos podem implementar formas e estruturas distintas na arquitetura de um determinado espaço.
E, embora os dois favoreçam formas e linhas mais nítidas e limpas, o estilo contemporâneo abraça as curvas na decoração, especialmente na mobília.
Para o seu projeto, é possível até mesmo inspirar-se em conceitos de ambos os estilos, para compor um espaço único.
Conhecendo as semelhanças e as diferenças mencionadas, com qual destes estilos mais se identifica? A intemporalidade do contemporâneo, ou o design característico do moderno?
Conte-nos nos comentários!