Bases de duche: Quais as tipologias existentes
Existem atualmente no mercado vários modelos de bases de duche, entre as quais destacam-se: cerâmica, acrílico, massa mineral (muito conhecida como base de resina) e pedra natural.
A escolha da opção certa para si, vai depender essencialmente dos seus gostos. Contudo, como sabemos que existem diferenças consideráveis entre as várias tipologias, resolvemos esclarecê-lo.
Iremos então explicar as diferentes qualidades e características entre as várias bases de duche.
Bases de duche: Conheça as principais
Se está a fazer remodelações na casa de banho, vai ter de remodelar o duche. Mas como escolher a base? Qual a opção certa? Quais as características de cada tipologia?
Esclarecemos todas essas dúvidas de seguida!
1 – Cerâmica
Em linguagem coloquial, são conhecidas como bases de porcelana. As mesmas são compostas por: argila, feldspato e areias siliciosas e são as bases de duche mais resistentes do mercado. Mas, nem tudo são vantagens.
Existem também desvantagens, como a sua alta fragilidade. Por outro lado, é verdade que oferecem grande resistência a agentes químicos e manchas, pois não amarelam facilmente com o tempo.
2 – Acrílico
Estas bases de duche são compostas por uma mistura de fibra de vidro ou poliuretano e cobertas por uma camada de acrílico.
A estrutura da placa é composta por um aglomerado de alta qualidade que confere resistência à placa, garantindo assim que não seja moldável.
Entre as suas qualidades, geralmente são mais antiderrapantes que a cerâmica, são menos pesadas, podem ser transportadas mais facilmente e também são mais resistentes a choques.
3 – Resina ou ardósia
São compostas por uma massa composta por 70% de mármore/resina e 30% de outros componentes.
A camada superficial geralmente é coberta com uma camada de tinta ou gel, um material altamente resistente usado para fazer decks de navios.
As suas principais vantagens são a baixa probabilidade de escorregar, uma vez que é o modelo de bases de duche com mais propriedades antiderrapantes.
Outro aspeto importante é a sua altura. A maioria é extraplana, são fabricadas de 2,5 a 5 centímetros, com as quais é alcançada maior acessibilidade.
4 – Pedra natural
Geralmente são feitas de ardósia, mármore, granito ou quartzito. Materiais que formam uma placa muito robusta. A desvantagem é que não são muito resistentes a choques e podem ser facilmente danificadas. E, devido ao material de que são feitas, tendem a ser frias.
Existem também bases de duche embutidas. Contudo estas não são classificadas como produtos manufaturados, pois estes tipos de bases de duche são criadas diretamente no chão da casa de banho.
Geralmente esta base de duche é mais barata que as restantes, pois os materiais com os quais é feita são mais baratos, e o próprio pedreiro pode fazê-la em apenas algumas horas.
O problema é que, se a obra não for executada corretamente, acabam por ter problemas para escoar a água e, mais tarde, a base pode precisar de ser removida.
Estes são alguns tipos de bases de duche existentes no mercado e pode tê-los em conta quando escolher a sua. Se precisar de algum apoio na sua escolha, não hesite em contactar-nos.