A decoração do quarto de criança deve ser muito bem pensada e executada. Não só pela finalidade estética, mas também porque este espaço deve ser perfeito para os pequenos estarem tranquilos e confortáveis.
Muitos pais acabam por se atrapalhar nesta missão e o projeto de decoração acaba por não sair como planeado.
Saiba mais à frente as nossas dicas para evitar erros e saber o que deve ou não fazer na decoração do quarto.
Quarto de criança: Saiba o que deve evitar na decoração e o que não pode faltar
Combinação de cores, escolha dos móveis e uso de bons recursos de iluminação são passos básicos para transformar um ambiente.
Isto também se aplica à decoração do quarto das crianças. Esta divisão transforma-se num refúgio para exercer a criatividade e estimular o bom desenvolvimento dos pequenos.
Para uma decoração perfeita, listamos o que deve evitar e o que não pode faltar no projeto do quarto de criança.
O que deve evitar na decoração do quarto de criança
Começamos com os principais erros que não se deve cometer ao executar um projeto de decoração para quarto infantil.
1 – Não considerar as preferências da criança
Muitos pais assumem toda a responsabilidade pela decoração do quarto dos filhos, sem consultar as preferências dos pequenos. Não cometa este erro, deixe as crianças participarem no projeto, dizendo o que querem e não querem.
Afinal, são elas que vão passar a maior parte do tempo neste espaço.
2 – Escolher móveis de adultos
Muitos pais decoram o quarto de criança com móveis para adultos, por quererem aproveitar os itens durante mais tempo. Mas, este é um erro que pode prejudicar a criança.
Isso porque os móveis infantis são feitos para proporcionar melhores condições aos pequenos. Principalmente para se mexerem com mais segurança e terem autonomia para explorar o espaço livremente.
Portanto, esteja atento ao móvel ideal de acordo com a idade da criança, garantindo a independência e reduzindo os riscos de acidentes.
3 – Deixar tomadas à mostra
A segurança precisa estar sempre em primeiro lugar, antes mesmo da funcionalidade e estética do ambiente. Por isso, deve estar atento para que as tomadas não fiquem à mostra.
Sempre que possível, instale as tomadas numa altura segura e coloque placas de segurança em todas.
4 – Colocar itens em alturas inacessíveis à criança
O quarto dos pequenos será o seu refúgio. Portanto, eles devem ter liberdade para pegar nos seus brinquedos e objetos sempre que quiserem.
Por isso deve arrumar as coisas a uma altura que a criança consiga alcançar e interagir com os objetos. Assim, está a contribuir para o seu desenvolvimento e autonomia.
O que não pode faltar na decoração do quarto de criança
Agora que já sabe o que não deve fazer, está na altura de conhecer as dicas sobre o que não pode faltar no quarto infantil!
1 – Parede com padrões divertidos
O quarto infantil deve ter muitas cores e elementos lúdicos para estimular a imaginação e criatividade dos pequenos.
Por isso, uma ótima maneira de agregar informação sem pesar no visual é fazer uso de padrões divertidos que remetem às preferências das crianças. Aposte em papéis de parede e autocolantes para deixar o espaço mais alegre.
2 – Móveis ergonómicos e funcionais
Este também é um importante aspeto que vai garantir conforto e praticidade no dia-a-dia da criança. Móveis ergonómicos e funcionais são aqueles que permitem adequar as dimensões do produto ao peso e tamanho dos pequenos.
Se o quarto tiver um cantinho de estudo, por exemplo, é interessante investir em modelos de mesa e cadeira com opção de regular. Assim, consegue adaptar às diferentes necessidades e ao crescimento da criança.
3 – Iluminação
A iluminação é outro aspeto que faz toda a diferença na atmosfera do quarto de criança. Nesse sentido, vale ir além da solução tradicional e procurar recursos que ajudem a deixar o espaço mais atraente para os pequenos.
Uma ideia que valoriza a decoração e pode contribuir para o sono das crianças é a iluminação indireta. Pode usar diferentes pontos de luz no ambiente, a fim de criar sombras e efeitos únicos.
4 – Itens de segurança
A escolha dos materiais utilizados na decoração do quarto deve ser feita considerando também a segurança dos pequenos.
Neste sentido, é interessante considerar a instalação de um piso com acabamento antiderrapante, para garantir que danças e outras brincadeiras não resultam em quedas.
Um projeto de decoração para quarto de criança deve ser feito com muito cuidado e carinho. Siga estas dicas e crie o cantinho dos sonhos dos miúdos!