Restauro de móveis: a nova tendência da decoração
É muito comum herdar móveis antigos e usados que já estão na família há gerações. Naturalmente, com o passar dos anos essas peças vão se deteriorando, e infelizmente muitas raridades acabam por ir para o lixo. Contudo, existem cada vez mais pessoas a aderirem ao restauro de móveis.
Seja com uma nova pintura ou troca do tecido, muitos destes objetos ganham uma nova vida. Desta forma, continuam a fazer parte da decoração dos lares durante várias gerações. Mas será que vale a pena investir neste tipo de transformação?
No artigo enumeramos 4 motivos pelos quais deve considerar restaurar aquele móvel antigo da sua casa. Confira a seguir!
Restauro de móveis: 4 razões pelas quais vale a pena investir
O restauro de móveis consiste num processo que pode envolver o arranjo ou limpeza de uma peça, para melhorar a aparência estética ou funcionalidade.
Geralmente, quem procura este tipo de serviço deseja trazer de volta a beleza original do móvel. Pode aplicar-se uma nova pintura ou verniz, reparar e reforçar a estrutura, limpar ou trocar peças como puxadores e muito mais.
Se tem uma peça antiga na sua casa, mas está em dúvida se deve ou não reaproveitá-la, veja algumas vantagens da restauração.
1 – Resgatar o valor sentimental
Quem tem um móvel velho em casa, com partes partidas e a pintura gasta, geralmente não se desfaz da peça. Isto acontece porque o mesmo traz recordações, sendo muito mais do que um objeto. Na maior parte das vezes é efetivamente algo com valor sentimental.
Com o restauro é possível preservar este valor, e fazer com que a peça possa ser utilizada novamente na decoração da casa.
2 – Poupar
Investir na troca dos móveis pode pesar bastante no orçamento. O restauro e renovação acaba por ser uma alternativa bem mais económica e original. Inclusive, muitas vezes um móvel que achamos que precisa de ser descartado pode ser reaproveitado.
Por exemplo, uma mesa antiga pode transformar-se numa peça bonita e com muito estilo. Às vezes, somente com um pouco de tinta ou algum trabalho de marcenaria.
Além disso, não podemos comparar a qualidade dos móveis antigos com os de hoje, já que antes eram feitos para resistir durante anos. Em praticamente todas as situações, vale mais a pena restaurar móveis antigos do que substituí-los.
3 – Ser mais sustentável
A cultura da reciclagem e reaproveitamento tem ganho cada vez mais adeptos na sociedade, e isso também se aplica neste caso.
Infelizmente não é raro depararmo-nos com móveis nas ruas e terrenos. Isso além de causar poluição visual prejudica a natureza. Muitas vezes são peças que podem ser restauradas e utilizadas novamente.
Restaurar móveis antigos, além de ser uma forma de valorizar a decoração da sua casa, é um ato sustentável que ajuda a proteger o meio ambiente.
4 – Criar uma peça única
Se é daquelas pessoas que gostam de uma decoração original e criativa, então a restauração é a alternativa ideal para criar espaços totalmente personalizados.
Um móvel antigo e revitalizado será uma peça única e exclusiva que somente a decoração da sua casa possui. Isso traz mais personalidade e vida aos ambientes.
Outro aspeto bastante interessante do restauro de móveis é que pode atribuir uma funcionalidade diferente da original.
Uma cómoda de sala ou quarto, por exemplo, pode transformar-se num armário de casa de banho com as devidas adaptações. Pensar em novas funcionalidades é um processo criativo e muito divertido.
Percebe como vale a pena investir na restauração? Antes de transformar a peça é importante verificar o estado para se certificar de que é realmente possível consertá-la.
Procure um serviço especializado de restauro de móveis ou aventure-se a criar um objeto único e personalizado!