Papel de parede infantil: 4 dicas para fazer a escolha certa

Quer redecorar o quarto das crianças, mas não sabe como escolher o melhor papel de parede infantil?
Efetivamente, perante tanta diversidade, pode não ser tão simples escolher as cores e os padrões mais adequados a cada idade.
Para ajudar nesta missão, partilhamos consigo dicas infalíveis sobre o que deve considerar para fazer a escolha certa!
4 dicas para escolher o papel de parede infantil para o quarto dos mais pequenos
O quarto das crianças é um espaço cuja finalidade vai além do descanso. É nele que os mais pequenos brincam e começam a descobrir o mundo.
Por isso, este ambiente deve favorecer o desenvolvimento das crianças, despertando a sua curiosidade de forma lúdica.
Neste sentido, a decoração é uma parte importante de um quarto infantil. Isto porque cada detalhe deve estar conectado com esta fase de novos estímulos e aprendizagens.
Já partilhamos, anteriormente, dicas sobre o que deve e não deve fazer num quarto de criança. Espreite o artigo através deste link.
Mas, hoje, falamos especificamente sobre o papel de parede infantil ideal. Saiba o que considerar para fazer a melhor escolha!
1 – Bebés até ao primeiro ano de vida
A decoração do quarto do bebé é sempre feita com muito carinho pelos pais, antes mesmo do nascimento da criança.
Nestes casos, é comum que o papel de parede escolhido represente os modelos clássicos. Estes englobam as cores em tom pastel, e padrões de animais, por exemplo.
Mas, sabia que o campo de visão de um bebé recém-nascido é limitado a, aproximadamente, 30 centímetros?
Com um ano de vida, a criança terá desenvolvido cerca de 50% da sua visão total. Considerando estes aspetos, há alguns “truques” para a escolha do papel de parede.
Não é preciso utilizar unicamente as cores em tom pastel. Assim, aposte principalmente nas cores primárias, mesmo que pontualmente.
Os padrões do papel de parede podem representar animais e árvores ou estrelas e nuvens, com cores que atraem o olhar do bebé.
É uma excelente forma de começar a estimular os sentidos dos mais pequenos, beneficiando o seu desenvolvimento.
2 – Crianças entre 1 e 3 anos de idade
Nesta fase, a visão do bebé vai melhorando gradualmente. O campo de visão e a identificação de cores já estão mais desenvolvidos.
É uma fase de descobertas, na qual as crianças estão a começar a andar e a falar. Começam, aqui, a imitar sons e palavras que aprendem com os adultos.
Que tal incentivar ainda mais a curiosidade dos mesmos com um papel de parede infantil, que remeta à natureza e aos animais?
Este elemento de decoração pode transformar-se num instrumento de aprendizagem bastante divertido.
3 – Crianças entre 3 e 6 anos
Muitas crianças entre os 3 e 6 anos passam parte do dia no jardim de infância. É quando os pequenos começam a desenvolver as suas habilidades sociais.
O quarto da criança ganha ainda mais importância nesta fase. Este espaço torna-se num refúgio para brincadeiras e reflexões sobre o que fizeram ao longo do dia.
Nesta fase, a imaginação começa a ser mais elaborada. E, para a escolha das cores do papel de parede infantil, não se limite ao azul ou rosa.
Aposte nos tons lilás, vermelho, laranja e cinza. Estas cores, apesar de intensas, são equilibradas com motivos infantis nos padrões representados no papel de parede.
4 – Crianças a partir dos 6 anos
Uma nova e emocionante fase começa na vida das crianças desta faixa etária: a escola!
Agora, o quarto da criança transforma-se num espaço com múltiplas finalidades. É onde ela dorme, estuda e recebe os amigos.
A criança com esta idade já sabe expressar os seus desejos e preferências. Por isso, é muito importante que os pais permitam que os pequenos participem ativamente na decoração do quarto.
É interessante considerar cores mais neutras e padrões geométricos e abstratos, dada a sua versatilidade.
Como vê, há infinitas opções de papel de parede infantil para o quarto das crianças. Faça a melhor escolha considerando as dicas que partilhamos consigo!