logo_01

Our Gallery

Contact Info

27 Division St, New York,
NY 10002, USA

+ 8 (123) 578 987 455
+ 8 (123) 578 987 449

stoni@webgeniuslab.com
stoni_2@webgeniuslab.com

Folow Us

Tudo o que tem de saber para fazer uma decoração vintage

Quando falamos em decoração vintage, o estilo clássico é o primeiro que vem à mente, com objetos e elementos elegantes e de alta qualidade. Além disso, traz um toque de aconchego e nostalgia.

Se já pensou em criar este estilo de decoração na sua casa, mas tem receio de tornar o ambiente “pesado” ou ultrapassado, não pode perder as nossas dicas.

São truques incríveis sobre como fazer este tipo de decoração de forma equilibrada e elegante.

Decoração vintage: Dicas imperdíveis para implementar este estilo na sua casa  

É interessante iniciarmos este artigo a esclarecer um equívoco comum sobre a decoração vintage e retro. Apesar de ambas utilizarem elementos e acessórios que remetem ao passado, não são iguais.

O estilo vintage consiste em reutilizar móveis e objetos originais de uma época, já o retro apresenta uma releitura mais atual de um estilo passado.

Dito isto, as peças de vintage integram melhor um estilo clássico e provençal, já o retro pode ser inserido numa decoração moderna e mais lúdica.

Portanto, para criar esta decoração deverá investir em peças de mobiliário que sejam originais da época, como:

Estes objetos costumam ser encontrados em antiquários e podem ter um valor elevado a depender da raridade da peça. Como alternativa mais económica, pode remodelar algum objeto que tenha pertencido a gerações passadas da família.

Vamos agora às dicas para fazer uma decoração vintage sem gastar muito!

1 – Invista em cores neutras e tons pastel

O estilo vintage requer delicadeza. Portanto, uma aposta certa é investir nas cores neutras para cobrir grandes superfícies como pisos e paredes da casa.

Os tons de bege, castanho, branco e cinza-claro são excelentes opções. Podem aparecer tanto na forma de tinta (pintura) como nos revestimentos (cerâmicas, pastilhas, ladrilhos e laminados).

Outra dica de revestimento para criar um ambiente que vai parecer do passado é colocar pisos de madeira ou uma parede de tijolo. Os tons terrosos harmonizam muito bem com o estilo, proporcionando elegância e discrição.

2 – Papel de parede com estampa floral

Apesar de serem considerados fora de moda durante muito tempo, os papéis de parede com estampas florais voltaram em versões mais atraentes. Podem ser uma boa aposta para criar uma decoração vintage.

As flores deixam o espaço mais romântico e o segredo para um visual harmonioso é escolher uma única parede que receberá este destaque.

Outras estampas que costumam encaixar no estilo são os arabescos, as figuras abstratas e também, alguns padrões geométricos delicados.

3 – Priorize móveis em madeira

Não há nada que remete mais ao vintage do que um belo móvel de madeira natural. Para escolher os modelos ideais, dê preferência aos que possuem ângulos muito marcados e formas arredondadas.

Móveis com os chamados “pés de palito”, puxadores trabalhados e detalhes esculpidos também são tendências que trazem de volta a nostalgia do passado.

4 – Aventure-se em antiquários e brechós

A magia desta decoração está em trazer novamente à vida um objeto que estava esquecido. Para encontrar peças únicas, deverá aventurar-se em brechós e antiquários.

E mesmo que um objeto de decoração pareça muito velho, vale sempre a pena considerar renová-lo com uma nova pintura por exemplo. Dar um novo significado às peças é um lema que tem tudo a ver com o estilo vintage.

E para finalizar o romantismo vintage na sua casa, espalhe vasos de flores para dar um toque de cor ao ambiente.

Siga as nossas dicas para resgatar memórias e voltar atrás no tempo com uma decoração vintage especial!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *