Como as almofadas dão um toque único
A decoração de uma casa é o que vai dar personalidade ao espaço e tornar o ambiente singular e funcional. Mas os objetos decorativos não têm necessariamente de ser peças caras, podem ser almofadas.
Este pequeno detalhe pode dar um toque especial à decoração, proporcionando um clima mais aconchegante e confortável a diferentes divisões.
É claro que para deixar tudo em harmonia, existem alguns pequenos truques que tornam a escolha das cores e estampas muito mais fácil.
Almofadas: 5 dicas para acertar em cheio!
Cores, formas, tecidos, texturas, padrões e detalhes diferentes fazem das almofadas um dos acessórios decorativos mais versáteis. São excelentes para deixar qualquer espaço mais aconchegante e convidativo.
Com um olhar mais criativo, estes simples acessórios transformam-se num elemento decorativo charmoso que pode dar vida a uma divisão que está sem personalidade.
Conheça agora as principais dicas para acertar na escolha deste elemento decorativo!
1 – Tamanho
Para que a composição seja equilibrada, o primeiro passo é escolher o tamanho. Devem ter a proporção adequada de acordo com o ambiente.
O tamanho das almofadas para sofás, por exemplo, deve ser adequado às dimensões do encosto do móvel. Se tem um sofá grande, pode investir em tamanhos maiores, mas se o sofá é menor, o ideal é apostar nos modelos pequenos.
Também é possível brincar com os tamanhos e misturar diferentes dimensões para uma decoração mais arrojada.
2 – Quantidade
Será que a regra do “menos é mais” também se aplica? Na verdade, sim, o exagero pode acabar por deixar o espaço sobrecarregado e passar uma sensação de desorganização.
A dica é escolher a quantidade de acordo com o tamanho. Almofadas grandes devem ser usadas em menor quantidade, já os modelos menores podem ser mais.
3 – Cores
Saber escolher as cores também é importante para o equilíbrio. Para não falhar, tenha em conta as cores dos móveis e objetos decorativos da sua sala e principalmente a cor do sofá.
Sofás de cores mais fortes, como amarelo ou vermelho, ficam melhor com cores neutras ou com a técnica do tom sobre tom. Se o sofá tiver cores neutras, pode apostar em tons mais vibrantes.
4 – Estampas
Investir numa mistura de estampas é uma maneira arrojada e criativa de decorar e pode fazê-lo facilmente com este elemento decorativo.
O segredo é saber fazer a escolha de cores e de estampa para não deixar o ambiente visualmente carregado. Pode até mesmo escolher algumas lisas para combinar com os modelos estampados.
5 – Tecidos
São muitos os tecidos que podem ser utilizados, como couro, algodão, linho, veludo… Toda esta variedade possibilita uma infinidade de combinações e estilos.
E aqui a imaginação pode fluir! Não há muitas regras em escolher os tecidos, sendo possível optar por um tipo único ou uma combinação de materiais para uma decoração personalizada.
Quanto mais diferente for o tecido da almofada, mais texturas terá o ambiente. Além disso, também é possível trabalhar com arranjos ao lado de diversos tecidos, como cobertores e mantas. Tudo isto cria uma decoração inusitada e elegante.
Os ambientes que andam meio apagados e sem muita vida podem ganhar um visual completamente diferente com as almofadas! A melhor parte é que não precisa de gastar muito dinheiro.